O ábaco



Ábaco Instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

Atividade:
Criança de noveanos, ele já conhecia o ábaco e se mostrou muito interessado em desenvolver a atividade.
Expliquei para ele como funciona o Ábaco e onde ficam a unidade, dezena e centena. Explique que neste ábaco não é permitido deixar mais do que dez argolinhas em cada haste,e também deixei claro que dez argolinhas na haste das unidades equivalem a uma argolinha na haste das dezenas e que dez na dezena equivale uma argolinha na centena..., a criança ficou bem ativa na ativada pois surgiu o interesse em trabalhar com o ábaco em somar com as argolinhas.
Como percebi o seu interesse pedi que ele representasse o numero 134 no ábaco.
Em primeiro momento ele quis formar o numero cem na haste da dezena dai ele atencioso percebeu que não daria para formar o numero trinta, ai ele me questionou. Eu o expliquei que para formar o numero cem precisávamos de dez dezenas, e que ali estava á centena onde dez hastes seriam trocadas por uma.
A partir dai tudo correu bem,e os números que lhe foi pedido ele conseguiu formar sozinho.
Perguntas:

Você gostou de fazer a atividade?
Sim, a professora da escola em que estudo já havia apresentado o ábaco, mais nunca tinha mexido nele sozinho.

Representa sua idade no Ábaco?
Ele fez certinho usando somente as unidades, nove anos.

Como posso formar o numero 162 no ábaco?
Uma argolinha na centena, seis na dezena e duas na unidade.
O que você pode aprender com essa atividade?

Que se somar dez unidades a gente pode trocar por uma dezena, e dez dezenas por uma centena.

0 comentários:

Postar um comentário