Ábaco Instrumento de cálculo, formado por uma moldura com
bastões ou arames paralelos. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais
de 5.500 anos dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma
posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem
(fichas, bolas, contas,...) utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as
operações de somar e subtrair.
Atividade:
Criança de noveanos, ele já conhecia o ábaco e se mostrou
muito interessado em desenvolver a atividade.
Expliquei para ele como funciona o Ábaco e onde ficam a
unidade, dezena e centena. Explique que neste ábaco não é permitido deixar mais
do que dez argolinhas em cada haste,e também deixei claro que dez argolinhas na
haste das unidades equivalem a uma argolinha na haste das dezenas e que dez na
dezena equivale uma argolinha na centena..., a criança ficou bem ativa na
ativada pois surgiu o interesse em trabalhar com o ábaco em somar com as
argolinhas.
Como percebi o seu interesse pedi que ele representasse o
numero 134 no ábaco.
Em primeiro momento ele quis formar o numero cem na haste
da dezena dai ele atencioso percebeu que não daria para formar o numero trinta,
ai ele me questionou. Eu o expliquei que para formar o numero cem precisávamos
de dez dezenas, e que ali estava á centena onde dez hastes seriam trocadas por
uma.
A partir dai tudo correu bem,e os números que lhe foi
pedido ele conseguiu formar sozinho.
Você
gostou de fazer a atividade?
Sim, a professora da escola em que estudo já havia
apresentado o ábaco, mais nunca tinha mexido nele sozinho.
Representa
sua idade no Ábaco?
Ele fez certinho usando somente as unidades, nove anos.
Como
posso formar o numero 162 no ábaco?
Uma argolinha na centena, seis na dezena e duas na
unidade.
O que
você pode aprender com essa atividade?
Que se somar dez unidades a gente pode trocar por uma
dezena, e dez dezenas por uma centena.
0 comentários:
Postar um comentário