Situações que utiliza matemática


1- Financiamento de casa ou carro

2- Empréstimo  em banco

3- Compras em cartão de crédito ou carne

4- Investimento em bolsas de valores

5- Fazer compras no supermercado

6- Ir a padaria

7- Abastecer o carro

8- Ir ao cinema

9- Comprar lanche na cantina da escola

10- Ir ao Shopping

11- Passear no parque

12- Construção civil ( casa, prédio, etc...)

13- Pagamento de contas ( água, luz, telefone, etc...)

14- Pesquisas de estatísticas

15- Montagem de Gráficos

16- Jogos com pontuação

17- Informática

18- Mecânica

19- Na preparação de uma receita de comida

20- Ao utilizar algum meio de transporte ( ônibus, avião, metrô, etc....) 


Atividades do cotidiano selecionada:
Preparar receita de uma comida e Fazer compras no supermercado
 
Ingredientes
1 lata de leite condensado
450 g de chocolate do padre ou achocolatado em pó
20 g  de manteiga sem sal
1 lata de creme de leite

Modo de preparo 

Coloque todos os ingredientes na panela, exceto o creme de leite, e misture bem.
Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos ou até que solte do fundo da panela.
Mexa sempre com a ajuda de uma colher de pau.
Adicione, então, o creme de leite e deixe esfriar um pouco.
Distribua em copinhos.
Se desejar, coloque um pouco na geladeira antes de comer.
 

Brigadeiro de Colher 

Objetivo: Resolver problemas de adição e subtração em situações correspondentes a novos significados( busca do estado inicial, incognita na transformação, combinação de transformações etc..) por meio de diferentes estratégias e posterior comparação das mesmas.

Conteúdo: Problemas envolvendo a ideia de comparação.

Ano: 5°

Tempo Estimado: 5 aulas

Material Necessário: Cópias da Receita

Desenvolvimento:

Etapa 1: Agrupar as crianças em duplas proponha os seguintes problemas à elas:

1° primeiro: A lista de chamada do Colégio Brasil tem duas classe do 3° ano. A turma A tem 36 alunos na lista e a B 31 alunos? Qual tem mais alunos? Quantos a mais?

2° segundo: Carlos e Paulo são ótimos jogadores de futebol e participam de um campeonato para escolher o melhor atacante. Carlos fez 28 gols, Paulo marcou 19 gols. Quantos gols Paulo precisa fazer para ficar igual a Carlos?

3° terceiro: Janaína está com febre e muitas bolinhas vermelhas pelo corpo. Após consultar o médico, ela e a mãe forma a farmácia perto de casa comprar o remédio: uma caixa com 25 comprimidos. Para melhorar Janaína terá de tomar 3 comprimidos por dia, durante 7 dias. Vai faltar ou vai sobrar remédio no fim do tratamento? Quantos comprimidos?

Obs :È importante estimular as crianças a explicarem umas para as outras como chegarão a tais resultados, qual forma encontraram para solucionar os problemas.

2° Etapa: Distribua copias da receita para as crianças. Se houver um tempo bom da aula sobrando prepare o doce junto com as criança. Explique a elas que se não tiver os ingredientes em casa elas precisam ir no mercado com os país para comprar. Conforme for utilizar os ingredientes vai explicando para eles que no mercado só vende pacotes de a chocolatado de 500g e que para a receita  é necessário 450g.
Se for um pacote de 500g vai faltar ou vai sobrar? Quantas gramas?. Com a manteiga a mesma coisa tem um pacote de 100g, vocês utilizaram 20g vai sobrar ou vai faltar? Quantas gramas?
Problematize a situação do mercado com a da receita. O que vocês compraram no mercado vai dar pra fazer a receita? Quanto vai sobrar? Quanto vai faltar? Quanto vocês gastaram para comprar os ingredientes?
O maior desafio dessa atividade é a de organizar as informações, passe entre meio as crianças e observe como elas resolvem o problema. Individualmente ajude os que estiver com dificuldades de chegar a um resultado final.
Você calculou que utilizaremos 450g de chocolate nosso pacote tem 500g, se mesmo assim o aluno tiver dificuldade em dizer se sobra ou falta? Ajude as crianças fazendo perguntas e anotando as respostas em seu caderno.

Avaliação: Propor outros problemas dos mesmos tipos que esse e eleja um para uma situação de avaliação com o objetivo de diagnosticar o aprendizado. Corrija e devolva para que os estudantes possam conferir o que erraram e acertaram, guarde as anotações para montar um portfólio para cada um.


 A matemática em nossa vida 

Por mais que a maioria das crianças ou mesmo nós adultos não gostamos da matemática não podemos fingir que ela simplesmente não existe e que não faz parte da nossa vida. E é isso que tentei demonstrar com essa atividade que no simples foto de você fazer um doce você precisa saber matemática.
Precisamos calcular se é realmente aquela quantidade é necessária se vai sobrar, se vai faltar  temos que medir para não colocar nem a mais e nem a menos para que a receita possa dar certo. Precisamos ir ao mercado comprar quando não tem em casa, verificamos os preços pra ver qual está mais barato ou mais caro, se o dinheiro que temos vai dar pra pagar, se é a quantia certa para levar todos os ingredientes, se vai faltar dinheiro e não vai dar para levar tudo.
Tentar mostrar para a criança que é nesses atos simples também se usa a matemática acredito que faça o aprendizado dela ser mais fácil, mas também não basta mostrar utilizá-los como exemplos nas atividades simplifica a aprendizagem e torna a aula mais divertida e atraente.
Cabe ao professor torna o ambiente mais agradável para a criança aprender principalmente se tratando da matemática que as crianças já tem uma rejeição de que é difícil de que eles não vão conseguir apreender tornar a matemática mais agradável muda o conceito de que se é difícil apreender.

0 comentários:

Postar um comentário