O aprendizado da matemática


Sabemos como é importante e essencial nos dias atuais o conhecimento de matemática, uma vez que ela está mais presente e forte que nunca no nosso dia-a-dia, em praticamente todas as situações.
Baseando-se no livro “A Criança e o número” de Constance Kamii, podemos dizer que uma maneira de ensinar e fazer as crianças gostar de aprender matemática é utilização das vivencias diárias para aprender números e as suas operações. No momento em que existir a divisão de objetos e coisas como, copos de papel e guardanapos na hora do lanche, é uma maneira concreta de exemplificar a operação da divisão, a organização das peças de um jogo de tabuleiro também é uma forma de aprender adição, pois a criança ao guardar vai calcular quantas peças tinha e agora tem , para fazer a conferencia de que tudo está em seu devido lugar.
 A arrumação da sala de aula é uma grande fonte de conhecimentos matemáticos, pois permite que a divisão de tarefas seja realizada exercendo várias funções matemáticas. Nesta tarefa o professor pode escolher quantos objetos cada aluno será responsável de guardar, exemplo: Ana guarda três caixas de papelão, João enfileira 5 cadeiras e assim por diante, fazendo com que os mesmos raciocinem para realizar o que lhes foi designado.
Os Jogos também contribuem muito para o aprendizado em matemática dos alunos, pois a criança aprende brincando, ou seja, realiza as atividades e regras com prazer onde os conteúdos envoltos no jogo é mais fácil de ser absorvido. Exemplos de jogos que possibilitam este aprendizado são o boliche, bolinhas de gude, Dança das cadeiras e etc.
É essencial saber, como ensinar a matemática nos anos inicias, pois está maneira implica e muito no aprendizado dos alunos. A matemática está presente na música na arte, nas histórias, na forma como a criança organiza seu pensamento, enfim é importante que o professor saiba como utilizar e explorar todos os recursos de maneira positiva e significativa. A ludicidade é uma forma sensata para as crianças de 3 a 6 anos, pois nesta idade a criança capta o que meio lhe transmite, permitindo o alcance de objetivos, competências, habilidades e estimulam o raciocínio lógico, a concentração e a curiosidade, incentivando e motivando o aluno.


0 comentários:

Postar um comentário