Sabemos como é importante e essencial nos dias atuais
o conhecimento de matemática, uma vez que ela está mais presente e forte que
nunca no nosso dia-a-dia, em praticamente todas as situações.
Baseando-se
no livro “A Criança e o número” de Constance Kamii, podemos dizer que uma
maneira de ensinar e fazer as crianças gostar de aprender matemática é
utilização das vivencias diárias para aprender números e as suas operações. No
momento em que existir a divisão de objetos e coisas como, copos de papel e guardanapos
na hora do lanche, é uma maneira concreta de exemplificar a operação da
divisão, a organização das peças de um jogo de tabuleiro também é uma forma de
aprender adição, pois a criança ao guardar vai calcular quantas peças tinha e
agora tem , para fazer a conferencia de que tudo está em seu devido lugar.
A arrumação da sala de aula é uma grande fonte
de conhecimentos matemáticos, pois permite que a divisão de tarefas seja
realizada exercendo várias funções matemáticas. Nesta tarefa o professor pode
escolher quantos objetos cada aluno será responsável de guardar, exemplo: Ana
guarda três caixas de papelão, João enfileira 5 cadeiras e assim por diante,
fazendo com que os mesmos raciocinem para realizar o que lhes foi designado.
Os
Jogos também contribuem muito para o aprendizado em matemática dos alunos, pois
a criança aprende brincando, ou seja, realiza as atividades e regras com prazer
onde os conteúdos envoltos no jogo é mais fácil de ser absorvido. Exemplos de
jogos que possibilitam este aprendizado são o boliche, bolinhas de gude, Dança
das cadeiras e etc.
É
essencial saber, como ensinar a matemática nos anos inicias, pois está maneira
implica e muito no aprendizado dos alunos. A matemática está presente na música
na arte, nas histórias, na forma como a criança organiza seu pensamento, enfim
é importante que o professor saiba como utilizar e explorar todos os recursos
de maneira positiva e significativa. A ludicidade é uma forma sensata para as
crianças de 3 a 6 anos, pois nesta idade a criança capta o que meio lhe
transmite, permitindo o alcance de objetivos, competências, habilidades e
estimulam o raciocínio lógico, a concentração e a curiosidade, incentivando e
motivando o aluno.
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